top of page

O PROJETO

O documentário Filhos do Mar - A comunidade caiçara de Ubatuba foi produzido por alunos do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) como trabalho de conclusão de curso, sob orientação da Profª. Dra. Rosemary Bars.  

A ideia do tema surgiu quando um dos integrantes do Projeto Experimental participou de uma oficina caiçara em 2013, no Sesc Bertioga, litoral paulista. Ao compartilhar a ideia, a temática também chamou a atenção dos outros integrantes, que iniciaram um processo de pesquisa para levantar mais informações sobre a comunidade tradicional e sua cultura. 

Após semanas de apuração, foi comprovado pelos integrantes que Ubatuba é umas das cidades do litoral de São Paulo com maiores índices da preservação da cultura caiçara no Brasil, destacando-se por meio da manutenção de hábitos como a pesca artesanal, a construção de canoas, a agricultura e a realização de festas tradicionais. 

Sendo assim, a partir do próprio ponto de vista desses habitantes,  o documentário tem como tema a cultura caiçara e possui como enfoque o cenário atual em que o caiçara de Ubatuba se encontra, de modo a expor as dificuldades e as formas de manutenção e preservação dessa comunidade tradicional, além de revelar o que está sendo feito para que a cultura não desapareça e perca suas raízes.

_Gabriel Furlan

_Isabela Rodrigues

_Paula Carriel

_Rafaela Rodrigues

bottom of page