Localizada no litoral norte do Estado de São Paulo, a cidade possui uma área de abrangência territorial de 723 km, com 102 praias e mais de 20 ilhas e uma população estimada de 86 mil habitantes.
Antes da colonização local por portugueses e franceses, Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig, passando a ser uma vila somente em 1554. O povoado foi elevado à vila em 28 de outubro de 1637, recebendo o nome de Vila de Nova Exaltação Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, tendo como fundador Jordão Albernaz Homem da Costa.
A partir de sua história, Ubatuba tornou-se uma cidade de população rica, que possui diversidade étnica e cultural, como as comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas. A origem do próprio nome da cidade é derivada do tupi Ybityba e pode ter dois significados: ‘tuba’, que se refere à palavra ‘muitas’, e ‘uba’, que representa as canoas ou caniços, um tipo de taquara comum na região.
Com praias de beleza cênica e a forte presença da Mata Atlântica, o local tornou-se disputado nas últimas décadas. No mesmo ritmo em que o desenvolvimento chegou, as comunidades tradicionais locais perderam seus territórios para a especulação imobiliária e para o sistema de proteção às áreas de conservação ambiental.
Ubatuba
uba-uuba
Em tupi, ubá significa canoa, u'ubá significa cana-do-rio e tyba indica "ajuntamento".
O nome da cidade pode significar tanto "ajuntamento de canas-do-rio" quanto "ajuntamento de canoas"